Cidades

Acordo reúne dados das forças de segurança de Niterói

Na última terça-feira (9), ontem, foi feito um acordo de cooperação para agilizar a troca de informações das ocorrências registradas em Niterói.  A iniciativa promete o compartilhamento diário dos registros da Guarda Municipal e das polícias Militar e Civil.

O acordo foi firmado pela prefeitura de Niterói com o Instituto de Segurança Pública (ISP) durante reunião no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga, onde o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Gilson Chagas, explicou que a iniciativa tem papel fundamental no combate à violência ao integrar ainda mais as forças de segurança que atuam na cidade.

“Essa integração se traduzirá em importante ferramenta a serviço dos setores de inteligência, permitindo ações cada vez mais estratégicas e a comparação de dados da cidade com outras regiões do Estado", explica o secretário.

Para Joana Monteiro, presidente do ISP, a troca de dados permitirá um maior planejamento das ações de segurança. “Niterói é um município com uma visão bastante arrojada sobre as questões de Segurança e de Ordem Pública, que boa parte das vezes são negligenciadas. É uma cidade que hoje tem a visão do que é o planejamento de ordenamento urbano e seu papel na ajuda as forças integradas de segurança. O início deste trabalho hoje será uma base que ampliará ainda mais o planejamento que vem sendo feito", contou.

Já o coronel Paulo Henrique de Moraes, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança, falou que a troca de informações permite uma análise mais aprofundada dos impactos das ações de segurança.

“O cruzamento de dados é importante não apenas para o planejamento, mas para avaliar os impactos de uma determinada ação. Dessa forma, se for o caso, poderemos buscar uma resolução melhor para determinadas situações", comentou o coronel.

< Grávida baleada no Alemão morre no Miguel Couto Ministro japonês visita instalações das Olimpíadas do Rio de Janeiro <